Menu

Solicite um Orçamento

Blog Acontece | Ventura Casa

Acontece

image happens image happens

_Lattoog e a riqueza das peças/

2020.10.16

Mais do que a fusão dos nomes do arquiteto Leonardo Lattavo e do designer Pedro Moog, Lattoog é uma experiência inovadora em arquitetura e design, marcada pela pluralidade de duas áreas diferentes, mas complementares. Com peças orgânicas e sinuosas ou geométricas e rascantes, os produtos Lattoog têm o mérito de aliar o racionalismo das tecnologias de ponta à intuição poética e significativa da arte.

A cadeira Eclipse é um exemplo claro dessa aliança de técnica e poesia. Com uma geometria singela e estratégica, ela carrega percepções formais de linhas características. Tem uma estrutura de madeira maciça, unindo encosto e assento numa única forma elíptica.

Outro exemplo bastante conexo com a individualidade da cadeira Eclipse é a poltrona Join. Da mesma forma que a primeira carrega uma linha única entre encosto e assento, a segunda obtém linhas contínuas no encosto e nos braços, onde ambas se encontram e formam uma estrutura moderna.

A similaridade da madeira e da palhinha nas duas peças reinterpretam traços de tempos passados e nostálgicos, atingindo um resultado formal tipicamente contemporâneo e ativo. Os elementos palpáveis e conceituais se unem criando detalhes construtivos, viabilizados por elaboradas técnicas criativas, como laminados prensados e curvados. 

Os artistas Lattavo e Moog intitularam alguns anos atrás a narrativa das peças Lattoog de “quarta dimensão do objeto”. Trata-se de conceitos culturais que independem da morfologia retratada em cada uma. As peças fazem parte da coleção Casa Serena, completando o conceito de memórias afetivas mescladas a modernidade, que proporcionam conforto e lugar de um descanso pleno. 

A cadeira Eclipse e a poltrona Join estão disponíveis para venda na Ventura Casa. Conheça mais peças da coleção Casa Serena.

image happens image happens

_A beleza do feito à mão/

2020.09.24

Você já deve ter ouvido dizer que o design da natureza é perfeito. É fácil perceber que isso é verdade. Basta pegar a folha de uma árvore e notar suas linhas, sua estrutura, seu desenho. Está tudo onde deveria estar. Como deveria ser. Perfeito.


É da natureza que a inspiração, direta ou indiretamente. As formas, as cores, os aromas, as texturas, os conceitos, a poesia nas entrelinhas das linhas do tronco das árvores. E também é dela que saem os produtos que nós, seres humanos criativos, inventivos e artísticos, usamos para moldar e dar vida à nossa imaginação. 


Argila, cerâmica, cordões de tear, insumos da floresta, formas feitas de madeira. Se a natureza se transforma diariamente, é do ser-humano manusear e ressignificar cada matéria. O que é feito à mão, no atual momento, é um retorno ao nosso estágio natural de bem-estar. É um reencontro com a nossa própria essência estética.


Por isso, na coleção Casa Serena, damos visibilidade para peças feitas à mão por artistas e designers, sejam eles mais conceituais ou mais tradicionais. Daqueles que revisitam memórias aos que buscam visões de futuro. Todos que bebem da mesma fonte: a natureza, a vida, a terra. 


Buscamos representar esse elo de ligação entre o que é feito à mão com o que é entregue genuinamente pela natureza, como as plantas e a vegetação nativa. O resultado, no ambiente decorado, é uma forte memória sensorial e balanço estético super autêntico.

Box Comunicação

image happens image happens

_Biofilia - Amor pela vida/

2020.09.24

Amor à vida, vontade de preservar a natureza, conservação. Afeição pelo verde, o bem-estar. Respeito ao meio ambiente. Estar em contato com tudo o que é natural, da terra à atmosfera. Quando nos enxergamos no mundo e nos percebemos como parte da fauna e flora. Isso é biofilia (bios = vida / philia = amor).


Popularizado em 1984 pelo ecólogo Edward O. Wilson, biofilia é um termo comum na arquitetura, mas que também remete à psicologia humana. Essa vontade de estar em contato com a natureza e o amor à vida são sinais de saúde física e mental. Desde que surgiu, o conceito vem sendo estudado e essa relação, amplamente comprovada. 


Aplicada à arquitetura, biofilia transforma ambientes em locais mais agradáveis ao ser-humano. Plantas, jardins, iluminação natural, ventilação natural, ambientes abertos, com grandes janelas que dão vista para o exterior, design orgânico e materiais naturais, frescor e umidade são as grandes características desse estilo em projetos arquitetônicos. 


Em 2020, mesmo antes da pandemia de Covid-19, que mudou a forma de convivermos em casa e em sociedade, a biofilia já se pronunciava como uma tendência. Agora, torna-se realidade quase necessária para uma convivência harmoniosa. Percebe-se, por exemplo, um crescimento do amor pelas plantas, que levam pessoas de todas as idades, inclusive jovens, a visitarem viveiros no fim de semana. 

Box Comunicação

image happens image happens

_Parede Sensorial_Casa Serena/

2020.07.29

A nossa vida é pautada por correria durante o dia todo. Tudo que nós desejamos é dar check em todos os afazeres diários para chegarmos em casa e finalmente descansarmos, encontrarmos paz e serenidade. Sua casa inteira pode te proporcionar essa tranquilidade, mas existe um cômodo que mais te fornece calmaria.


Seja no quarto, na sala ou na cozinha, existe um lugar favorito no qual você consegue se conectar consigo mesmo e recarregar as energias. Pode ser o cômodo inteiro, a decoração dele ou apenas um objeto simples posicionado ali te traz certo conforto. Pensando nisso, a parede sensorial deste mês, da coleção Casa Serena, nos relaciona a esse lugar preferido na casa.


Um dos cômodos do nosso show room será escolhido e algum souvenir posicionado ali será sorteado. Para você ganhar esse mimo da Ventura Casa, precisa escolher um cômodo na nossa parede sensorial e deixar seu contato nele. Escolha o lugar que na sua casa é o seu porto seguro e te acolhe, o ambiente que você mais gosta. Se o cômodo escolhido por nós for o mesmo cômodo que o seu, você tem mais chances de ganhar. Esse souvenir tem tudo a ver com o local onde está posicionado, então se caso você ganha-lo, será mais uma composição para o melhor lugar da sua casa.


Você tem 4 opções de escolha. Se o seu cômodo favorito não está entre esses 4, escolha o que mais se aproxima do seu cantinho de conexão com a paz. O sorteio irá ocorrer no final do mês.


Venha para a Ventura Casa escolher o seu cômodo favorito e aproveitar para conhecer a coleção completa da Casa Serena. Lembrando que você deverá vir de máscara. Todas as medidas protetivas estão sendo tomadas para a sua segurança e a de nossos colaboradores.

Box Comunicação

image happens image happens

_Poltrona Leme/

2020.07.17

A Coleção Casa Serena se inspira na calmaria de chegar em casa após um longo dia de correria e turbulência. Precisamos pousar, no fim do dia, na cura e serenidade do que chamamos de casa. E ela, mais do que tudo, precisa ter cara de casa, carregar nossa essência e gerar paz. Diante isso, necessitamos transforma-las em recantos de bem-estar, universos únicos e paralelos, com objetos ou cantos sensitivos que carregam lembranças, memórias, aconchego.

A poltrona e banqueta Leme Alta nos traz esse conforto, acolhendo nossos sentimentos diários após um longo dia. O desenho da dupla é sensual, apresentando movimento nos contornos e sutileza nas formas. A madeira, mesclada ao couro e algodão é pura inspiração para o arquiteto Alfio Lisi, quem assina as peças. “Embora minha base seja a marcenaria, até porque é uma tradição brasileira e foi como eu comecei, cada vez mais tenho gostado de testar novos suportes, de fazer uma bagunça de materiais”, relata o designer.

Natural de Santa Cruz da Conceição, no interior de São Paulo, Alfio é arquiteto de formação, mas se apaixonou pela madeira ainda em tempos de faculdade, com o amigo e mestre Olívio Barreiro. Hoje, em seu ateliê próprio, cria e fabrica peças em pequena e média escala, utilizando principalmente a madeira.

A poltrona e banqueta Leme é puro charme e sustenta o aconchego de uma casa serena. O valor da nossa estabilidade mental não está não só na paz de espírito, mas também se encontra em objetos inanimados, pois são eles que nos remetem ao conforto do lar, doce lar. A Leme Alta é puramente bem-estar, tranquilidade e ao mesmo tempo modernidade.


Medidas

Altura: 110cm

Largura: 75cm

Profundidade: 80cm


Conheça mais peças da coleção Casa Serena clicando aqui.   

Box Comunicação

image happens image happens

Coleção 003 // Casa Serena

2020.06.26

 Diante uma vida pautada por correria e ansiedade, a coleção Casa Serena deseja encontrar o equilíbrio entre esse piloto automático diário e a paz do aconchego do nosso lar. Os objetos e cantos trazem sensibilidade e carregam lembranças, conforto e serenidade. O azul, a cor do ano eleita pela Pantone, nos proporciona paz e bem-estar. Portanto, foi escolhida para caracterizar a Casa Serena. Além dessa tonalidade, a paleta de cores é completada com tons neutros e pastéis, nos móveis, objetos e paredes.

 

O valor de uma mentalidade serena não está não só na paz de espírito, mas também se encontra em objetos inanimados, pois são eles que nos remetem ao puro aconchego do nosso lar. Um sofá confortável com uma manta feita à mão e tapetes de palha proporciona um ar de acolhimento. O mix de texturas é bem-vindo na Casa Serena: palha, lã, pedra, veludo, camurça, madeira, entre outras.

 

Cada cantinho e cada móvel carregam memórias, bossa e poesia. Móveis e objetos que nos trazem lembranças de casa de vó. Portanto, peças trabalhadas à mão são valorizadas na Casa Serena, feitas por artistas renomados, equilibrando ainda com móveis rústicos produzidos em grandes indústrias. Os artistas Alex Rocca, por exemplo, assinam, respectivamente, uma coleção de tapeçaria para a Casa Serena. Tudo carrega uma sensibilidade com memórias, mas ao mesmo tempo seguem tendências.

 

Mesmo sustentada por conceitos, percebe-se uma leveza no ambiente. Ar de serenidade, conforto, paz e aconchego. Exatamente o que a Casa Serena quer demonstrar. Uma composição de quadros, formando uma galeria, numa simples parede branca, transmite personalidade para a casa. A sobreposição de tapetes é posta em todos os ambientes, revelando que não é mais necessário que tudo seja alinhado. Pufes e almofadas feitos à mão, de tecidos confortáveis, são versáteis e oferecem sensações de comodidade. Cores, movimento e praticidade nos proporcionam satisfação, e é nisso que a coleção Casa Serena se inspira, se caracteriza.

 

Clássicos vêm à tona, remetendo ainda mais lembranças e conforto. Posições despojadas caracterizam uma casa habitada, uma casa com cara de casa, onde não há só móveis, mas vida, amor e carinho. Valorizar o cuidado, a sensibilidade e o sossego, o descanso, a paz, são buscas da nossa mente que vive apressada. E a Casa Serena tem tudo que uma boa saúde mental procura: serenidade. Se o nosso corpo é a nossa primeira casa, a nossa casa de concreto pode ser também um templo. O arquiteto brasileiro Isay Weinfeld aprecisa a felicidade do simples em casa. “Luxo é ter na sua casa aquilo que te deixa feliz”, reflete. A Casa Serena reforça o gosto de estar em casa.

 

Box Comunicação

_Mostra Tamanduá Bandeira/

2020.03.12

Contemplar a beleza e a existência do tamanduá-bandeira é celebrar o Brasil, nossa casa, nossa terra. Entretanto, apesar de toda sua grandeza, a espécie corre sério risco de desaparecer. Isso porque, o tamanduá-bandeira, ou papa-formigas-gigante como também é conhecido, está perdendo a sua casa.

A ação do homem e as queimadas estão fazendo com que o habitat dessa espécie se torne, dia após dia, cada vez menores. Como agravante, há ainda a caça predatória, que atenta diretamente contra a existência deste animal. Além do mais, o tamanduá-bandeira é uma das espécies que mais morrem nas estradas de nosso país. Assim, é muito importante que a população esteja atenta e ativa por sua preservação.

Em busca de dar abrigo a um tema tão importante, a Ventura Casa está apoiando a mostra “Tamanduá-bandeira: Uma História Prá Contá”. O evento acontece entre os dias 11 e 29 de março, no Shopping Bougainville, em Goiânia. Organizada pela designer de interiores Meire Santos, a mostra reúne arte, natureza, design e solidariedade. Serão expostas 56 esculturas do tamanduá-bandeira customizadas por 70 profissionais, entre arquitetos, designers, artistas e duas crianças.

Anteriormente, no dia 10, as esculturas serão leiloadas para angariar fundos para instituições filantrópicas locais como a Vila São Cotolengo, em Trindade, a Creche Luz do Caminho, no setor Finsocial e uma casa de apoio para idosos, ainda a ser definida. Inspirada na CowParade, que passou por Goiânia em 2011, e, repetindo sua iniciativa de sucesso, a mostra “Revele seu lobo” (2018), Meire deseja provocar maior integração e engajamento com questões sociais e ambientais.

“Cada obra será uma surpresa que tocará o coração pela beleza e significado. E, agregar a solidariedade e a preservação ambiental ao design é um convite para os apreciadores de arte a se engajarem também”, explicou a designer.

As esculturas que serão exibidas na mostra possuem 1,80 m de comprimento por 0,76m de altura. Os participantes escolhidos para a mostra receberam as peças para customização em novembro de 2019, o que garantiu melhor aproveitamento de sua criatividade e talento. Além das esculturas, cada participante ainda apresentará uma poesia que conta a história do tamanduá.

AMOSTRA TAMANDUÁ BANDEIRA

image happens image happens

Coleção 002 // Casa Raiz

2019.07.02

Raízes são acontecimentos que marcam nossa história. No último 30 de maio, aconteceu o lançamento da Casa Raiz, nossa nova coleção inspirada em olhares singulares sobre a essência de cada pessoa. O coquetel contou com a presença ilustre de Rejane Carvalho Leite, designer que assina as peças do novo showroom, e apresentação de  proprietário da Dü Design que produz os móveis de Rejane. Com atmosfera intimista e agradável, Ventura Casa apresentou o conceito da coleção Casa Raiz, uma criação conjunta com a Box Comunicação, agência que acompanha a loja desde o início. Além disso, tivemos o prazer de ouvir a belíssima voz de Maíra Lemos, cantora regional.